
O Vale do Guaporé local onde se estão concentradas as mais profundas raízes históricas do nosso estado, berço de grandes e destacados políticos, até com projeção nacional e cenário de muitos fatos relevantes e históricos, no momento causa estranheza o silencio que impera sobre as movimentações politicas relacionadas ás eleições municipais que se aproximam. 6p43c
Embora o momento já exija que candidatos coloquem, como se diz, a “Cara á Tapa” e deixem claro suas pretensões para os eleitores como forma de angariar apoio e delinear possíveis ajustes partidários, uma vez que a legislação, embora não muito clara, aparentemente proíba coligações. A maioria dos possíveis e potenciais candidatos á cargos eletivos municipais se fecham em s círculos de conversas, verdadeiros cochichos e sempre com a recomendação de …._ Não comentem ainda, por favor. Esquecem que na politica quem não é visto ou comentado, também não é lembrado. Ou a máxima da vida cotidiana” quem chega primeiro bebe a água mais limpa”.
Temos aí um universo de cinco municípios, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé e Alvorada do Oeste, são cinco prefeituras e quase cinco dezenas de cadeiras nos legislativos municipais em disputa. E nada de alguém chamar pra si a responsabilidade de dar o ponta pé inicial nas campanhas eleitorais municipais. Tudo indica que esta será as eleições onde a frase que dá cólicas no candidato será muito ouvida…aquela quando o eleitor se vira para o candidato e surpreso diz: __ Mas, você é candidato…Não sabia, já fiz compromisso com fulano. Vou ver o que posso fazer….
Costa Marques, município que sempre se destacou por grupos políticos com perfis bem definidos e que por décadas vem se revezando no poder e que tradicionalmente tem uma das mais acaloradas campanhas, no momento se mostra tímida no assunto. Além da legitima, embora ainda não assumida reeleição do atual mandatário, que por sinal está com a popularidade em alta, outras pretensões são sentidas pela população mais atenta, que sabe que dos grupos liderados pelos três deputados com muita influencia na região, Lebrão, Laerte e Crispim, deva sair três candidatos a prefeito que até o momento não assumiram publicamente a condição de pré candidato.
São Francisco também vive o seu momento de pouco barulho, é o único município da região que registrou uma reeleição para o executivo, mas justamente por isso a atual e popularíssima prefeita Lebrinha está legalmente impedida de participar diretamente do pleito. Mas isso não quer dizer que ela está fora da campanha e certamente já tem a sua preferencia e deverá investir pesadamente na eleição de seu sucessor. Ali também tem um empresário que se destaca pelo dinamismo e nesta ocasião também se detaca pela coragem e arrojo, sendo até o momento o único que usa a mídia em seu favor, e isto certamente resultará em vantagem. Depois vem calados alguns pretensos, que já ocuparam cargos de destaque no município e outras lideranças que tem seus correligionários e iradores na expectativa de um anuncio.
Seringueiras sempre uma incógnita, talvez seja o município do vale do Guaporé com as lideranças mais discretas, e isto dificultou a consolidação de um ou mais grupos políticos com tradição e bem enraizado, deve ter entre os disputantes do pleito a atual prefeita que entre erros e acertos está se colocando bem no conceito popular e deve ser uma candidata forte, mas tem novas lideranças, que por sua atuação dinâmica frente a um primeiro mandato como legislador vem ganhando terreno, e embora negue a sua possível candidatura, já se registra um expressivo clamor popular no seu nome.
São Miguel do Guaporé, um reduto onde os partidos de esquerda sempre obtiveram expressivos resultados nas eleições municipais e berço de grandes lideranças petistas, que hoje amargam uma rejeição e falta de credibilidade gerada pelo reflexo de acontecimentos na politica nacional; Também se apresenta como uma grande duvida, deve sim, contar com três ou quatro pretendentes, e entre eles o atual prefeito, mas até o momento ninguém armou a barraca e expos seus produtos explicitamente aos eleitores saomiguelenses. Especula-se que o fiel da balança será o deputado Crispim, que vem se destacando com suas ações parlamentares centradas.
Alvorada do Oeste, a porta de entrada do Vale do Guaporé e que sempre viveu uma divisão politica com divisas e limites bem definidos, grupo A, grupo B e de vez em quando um terceiro grupo que aglutina descontentes do dois grupos originais. Tem como seu principal líder o ex prefeito e atualmente deputado Laerte Gomes, mas também ainda o deputado Luisinho Goebel tem uma certa influencia e o deputado Lebrão vem ganhando espaço pleito á pleito e conta hoje com uma expressiva bancada na Câmara de Vereadores do município. Assim, ante este quadro se conclui que a disputa ainda não está nas ruas esperando as bênçãos destas três lideranças, da qual o atual prefeito faz parte umbilicalmente de uma. Leva-se em conta também que tem um jovem medico que já mostrou musculatura eleitoral e atualmente faz parte dos anseios de grande parte do eleitorado. Mas como os demais municípios o silencio ainda impera e como ninguém sabe o que calado quer….o eleitorado segue tateando ás escuras em busca de quem será merecedor do depósito de suas esperanças.

Este articulista credita esta inercia e até um medo implícito nos pretensos candidatos á insegurança que a atual legislação eleitoral traz aos mesmos, embora devam levar em conta que está minguado os prazos para se fazer campanha e s os recursos para se utilizar da mídia….então segue o conselho de que ninguém sabe o que calado quer e que quem deixar para chegar por ultimo vai beber água suja ou talvez ver o poço seco.
Por: Alayr Junior
Fonte: JCV
Deixe seu comentário z474