Ao menos nove pessoas morreram após um motorista atropelar uma multidão em um festival em Vancouver, no Canadá. O fato aconteceu por volta das 20h deste sábado (26), pelo horário local, o que corresponde a 0h deste domingo (27), pelo horário de Brasília. Diversas pessoas ficaram feridas. A polícia acredita que o caso não tenha ligação com terrorismo. 4v2n51
– Neste momento, estamos confiantes de que o incidente não foi um ato de terrorismo – declarou o Departamento de Polícia de Vancouver.
À rede de televisão CTV News, uma testemunha disse ter visto um veículo preto dirigindo de maneira errática na área do festival momentos antes de a multidão ser atropelada. O condutor do veículo foi preso, mas a identidade dele não foi revelada. De acordo com uma emissora de TV local, ele é um homem e tem por volta de 30 anos.
O caso aconteceu durante as comemorações do Dia de Lapu-Lapu, um evento cultural filipino que homenageia o chefe indígena Lapu-Lapu, que liderou a vitória sobre as forças colonizadoras comandadas pelo português Fernão de Magalhães.
O presidente das Filipinas, Bongbong Marcos, disse que estava “arrasado” de ouvir sobre o caso e destacou que o Consulado Geral das Filipinas trabalharão com as autoridades canadenses para garantir uma investigação completa. Em nota, o consulado em Vancouver relatou “grande preocupação e simpatias” às vítimas do ocorrido.
– Conforme esperamos por mais informações, rezamos para que nossas comunidades permaneçam fortes e resilientes, imbuídos com o espírito de ‘bayanihan’ [palavra que representa o espírito de cooperação, união e ajuda mútua dentro da comunidade] durante esse período difícil – afirmou a representação consular.
Já o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse nas redes sociais que estava “devastado por saber dos acontecimentos horríveis no festival Lapu-Lapu, em Vancouver” e que o país estava de luto.
Deixe seu comentário z474