A Austrália deu início neste sábado (25) às operações de limpeza e recuperação no sudeste do país, após uma série de enchentes que deixaram cinco pessoas mortas e causaram prejuízos significativos em Nova Gales do Sul. De acordo com o primeiro-ministro Anthony Albanese, mais de 10 mil propriedades podem ter sido afetadas pelas águas, que também arrastaram animais e isolaram comunidades inteiras. 6z684
Em declaração publicada na rede social X (antigo Twitter), Albanese afirmou que os governos federal, estadual e municipal estão trabalhando de forma conjunta para garantir o apoio necessário às populações atingidas. “Nosso foco é assegurar que todos recebam ajuda agora e durante todo o processo de reconstrução”, afirmou.
Segundo a agência de serviços de emergência do Estado, a região da costa centro-norte de Nova Gales do Sul foi uma das mais atingidas. Apesar da melhora nas condições climáticas desde a sexta-feira (24), centenas de moradores ainda permanecem em centros de acolhimento e pelo menos 52 resgates foram realizados durante a última noite, de acordo com o comissário Mike Wassing, em entrevista coletiva concedida em Sydney.
O fenômeno climático se soma a uma sequência de eventos extremos que vêm afetando a Austrália nos últimos anos. Especialistas atribuem a frequência crescente dessas ocorrências às mudanças climáticas. Após enfrentar secas severas e incêndios florestais na última década, o país tem lidado com inundações recorrentes desde 2021, causando impactos profundos em áreas urbanas e rurais.
As autoridades seguem avaliando os danos e priorizando ações de resgate, apoio social e infraestrutura nas regiões mais afetadas.
Deixe seu comentário z474