Os Deputados Adelino Follador, Cirone Deiró, Edson Martins, Ezequiel Neiva, Jhony Paixão e Lazinho da Fetagro participaram do Fórum Brasileiro de Consórcios Públicos, com a presença dos dois consórcios públicos intermunicipais do estado de Rondônia, CISAN-Central e CIMCERO, que foram representados pelas suas presidentes e prefeitas Helma Amorim, do município de Alto Paraíso, e Gislaine “Lebrinha”, do município de São Francisco do Guaporé. z4734
Nesse ambiente técnico do fórum, ficou demonstrado aos Parlamentares as possibilidades de ampliar os benefícios à população por meio dos Consórcios que fazem a gestão associada das prefeituras. O consórcio CISAN-Central possui sede istrativa em Ariquemes, onde mantém a operação de um aterro sanitário para
a destinação final dos resíduos sólidos enviados por 15 municípios associados da região central do Vale do Jamari, atendendo assim, mais de 300.000 habitantes e um tratamento mensal de 2.400 toneladas de resíduos sólidos.
Já o consórcio CIMCERO, presidido pela prefeita Gislaine “Lebrinha”, de São Francisco do Guaporé, tem sede istrativa em Ji-Paraná, assiste 41 municípios consorciados, e tem como seu principal foco a prestação de serviços de saúde, atuando na aquisições de medicamentos, tratamento resíduos hospitalares, domésticos e comerciais, e dispõe de casa de apoio a pacientes, na capital.
Atentos às soluções inovadoras dos consórcios CISAN-Central com o manejo e tratamento dos resíduos sólidos e fechamento dos lixões a céu aberto e do CIMCERO, com a oferta de medicamentos na compra em larga escala pelos consorciados, os deputados decidiram criar a Frente Parlamentar dos Consórcios Intermunicipais na Assembleia Legislativa.
Marcando a primeira atividade da Frente Parlamentar, os deputados Adelino Follador, Lazinho da Fetagro, Lebrao e Ezequiel Neiva, participaram de uma reunião com o Secretário da SEDAM. Elias Rezende, na manhã de terça-feira (03). Na audiência, os legisladores se inteiraram das demandas dos consórcios junto à pasta, agenda que também serviu de proximidade institucional entre os governos locais e estadual, na busca pela implementação de políticas com investimentos no setor do saneamento básico, sobretudo na ativação de uma cadeia de economia circular com as riquezas que podem ser geradas pelos resíduos.
Deixe seu comentário z474